Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de março de 2015

Alfabetização e Letramento

Esta é uma atividade de letramento e alfabetização. É uma atividade produtiva, criativa, dinâmica. Posto aqui as fotos que tirei para exemplificar melhor e ilustrar a atividade. Considero mais interessante e produtivo que trabalhar com letras móveis prontas impressas porque o jornal é um material muito rico em informações. Enquanto folheia à procura das letrinhas, o aluno tem contato com textos inteiros, notícias, informações atuais, cores, ao mesmo tempo em que precisa 'procurar' letras e, com isso, realizar todo o processo mental de diferenciar, identificar as letras do alfabeto.

     É importante não guiar o aluno. Explique a atividade e deixe que ele peça ajuda quando julgar necessário,  ou seja, ajude-o quando ele solicitar. Deixe que ele erre, deixe que tire conclusões, para que assim possa desenvolver hipóteses próprias.

   A respeito de letramento, gosto muito de ler Magda Soares. Veja um trecho da entrevista dela no Salto para o Futuro:

     "Ao invés de você buscar "A Eva viu a uva", vamos buscar uma frase que está no livro, contextualizada para a criança, aquela palavra central. Vamos pegar o LOBO  da história da Chapeuzinho Vermelho, e trabalhar o LOBO: escrever LOBO no quadro, trabalhar fonologicamente a palavra lobo, e dividir as sílabas – "o LO, se eu trocar o O por A vai ser o quê?" "Vai ser LA". É uma atividade lúdica, em que as crianças se divertem muito. Nós temos provas disso aqui neste município (Lagoa Santa), como as crianças gostam dessa articulação: de pegar o LOBO da história e transformá-lo em uma palavra a ser analisada." (Magda Soares)



Processo da atividade:

  1. Pedir que tragam jornal, se você ainda não possui em sala de aula;
  2. É preciso ter a mão tesouras, cola, lápis, borracha, hidrocor, lápis colorido (Como criar sem materiais, não é mesmo?);
  3. O texto trabalhado irá influenciar, é claro, na escrita e na ilustração das crianças. É importante contextualizar a atividade para que ela ganhe sentido. Escolha um texto ou livro ou deixe que eles escolham;
  4. O aluno irá procurar e recortar letras no jornal, de acordo com a atividade a ser realizada:
  •  Escrita do nome das personagens de um livro lido na roda de leitura, criação de texto falando sobre estas personagens;
  • escrita do nome do livro com os recortes e posterior criação de texto
  • Escrita de frase com ilustração;
  • Escrita de palavras com ilustração;
  • Criação de texto com ilustração;
  • Escrita do alfabeto com ilustração das letras;
  • Escrita de palavra e criação de frase, com ilustração.
  • Escrita do próprio nome com ilustração de si mesmo (identidade);
  • Escrita do nome de um amigo com ilustração do amigo ou criação de um pequeno texto sobre a amizade, o colega etc;
  • Escrita de frase sobre a sua família, ilustração da família etc.


      E mãos a obra!   Texto trabalhado durante a atividade: (você pode escolher outro)


"Todos no sofá"




Estão dez amigos
todos num sofá.
Mas tão apertados
que não cabem lá.

O rato guloso
salta do sofá.
São nove os amigos
que ainda estão lá.



O coelho manso
salta do sofá.
São oito os amigos
que ainda estão lá.

O gato tigrado
salta do sofá.
São sete os amigos
que ainda estão lá.

O pato marreco
salta do sofá.
São seis os amigos
que ainda estão lá.

O porco roncando
salta do sofá.
São cinco os amigos
que ainda estão lá.

O burro, aos coices,
salta do sofá.
São quatro os amigos
que ainda estão lá.

A vaca leiteira
salta do sofá.
São três os amigos
que ainda estão lá.

A alta girafa
salta do sofá.
São dois os amigos
que ainda estão lá.

O grande elefante
salta do sofá.
Já só um amigo
ainda lá está.

João Preguição
fica no sofá.
Deita-se a dormir
e não sai de lá.
***

quinta-feira, 5 de março de 2015

Combate à Dengue

É no verão que voltamos a ter notícias sobre a dengue. Não é para menos! Nessa época costumamos ter uma incidência maior de chuva e, por conseguinte, as larvas do mosquito Aedes Aegypti acabam se desenvolvendo e aparecem mais casos da doença.A melhor forma de combater a doença é a informação. Saber como combater a procriação do mosquito é nossa melhor chance de erradicar a doença no Brasil. Para quem não se lembra, o mesmo mosquito já foi erradicado uma vez de nosso país, por ocasião de surtos de febre amarela, doença também transmitida por ele. Mesmo sem todos os recursos de comunicação que temos hoje, conseguimos erradicar o Aedes Aegypti. O problema foi que ele retornou!Como agentes de conhecimentos, nós, professores, podemos ajudar e muito a travar essa batalha contra a dengue. Pensando nisso, montei dois pacotes de atividades para séries distintas sobre o assunto. Eles ensinam sobre características do mosquito, como prevenir o desenvolvimento de larvas ou dificultar ao mosquito locais para colocar seus ovos, sintomas da dengue tanto clássica quanto hemorrágica e ainda como é feito o tratamento.

quarta-feira, 4 de março de 2015

Tabuada lúdica

Claro, não é novidade para ninguém que saber a tabuada facilita muuuuito a nossa vida. Aliás, está aí algo que utilizamos fora dos muros da escola…rsrs

Resultado de imagem para tabuada ludicaA atividade que estou propondo hoje é para as crianças que estão sendo apresentadas à tabuada. Ou seja, é para elas compreenderem o que quer dizer, por exemplo, 2 x 3 no concreto.
É necessário:
- Uma tabela grande feita em papel pardo ou em uma folha de cartolina (clique na imagem para ver o modelo);
- 100 tampas (de refrigerantes, de produtos de limpeza,…).
Procedimento:
Organize um grupo de crianças.
Supondo que queiramos que as crianças encontrem o resultado de 2 x 3. Então, a crianças deverão preencher na tabela duas linhas com três tampas. Após, elas deverão contar quantas tampas ao todo foram utilizadas, e assim, obterão o resultado.
No princípio, pode ser meio complicado para as crianças. Principalmente porque exige organização espacial, mas isso é mais um motivo para realizar esta atividade, vocês não acham?
Uma variação desta atividade é fazer tabelas pequenas (15 cm x 15 cm), e, ao invés de tampas, podem ser utilizados botões, sementes… Com esta tabela a atividade pode realizada individualmente.
Espero que tenham gostado :D
Beijos - Danieli Beneciutti

segunda-feira, 2 de março de 2015

Acompanhamento

A importância do Acompanhamento Pedagógico.
O Acompanhamento Pedagógico é uma estratégia de intervenção que auxilia alunos e alunas com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. Mediante um planejamento individualizado, cada aluno (a) conta com uma equipe de pedagogas especializadas, que desenham um plano de ação pedagógico com o objetivo de identificar as rotas de aprendizagem de cada sujeito e, consequentemente, intervir para que os avanços aconteçam. Para isso, desenvolvemos atividades específicas para cada demanda, avaliações periódicas, planejamento de rotinas, estratégias de estudo, visitas às escolas, visitas domiciliares, reunião com os familiares, além de auxilio pedagógico em adaptações curriculares, caso seja necessário.