Pesquisar este blog

terça-feira, 31 de março de 2015

Dinâmica: CHUVA DE IDÉIAS E PRÓS E CONTRAS

Você já sabe que os jovens (fundamental II e Médio) adoram conversar, e ......DISCORDAR.
principalmente do Professor.
Então por que não aproveitar essa pré-disposição inata ao seu favor dentro da sal ade aula ?

Esta dinâmica de hoje vai lhe ajudar nisso e ao mesmo tempo fazer TODOS participarem na
sua aula. Você verá como conseguirá atenção de todos. 
Então vamos lá...

Nome da Dinâmica: CHUVA DE IDÉIAS E PRÓS E CONTRAS

Pode ser utilizada tanto para gerar idéias sobre determinado assunto e/ou problema como também
para instigar a reflexão e debate sobre as melhroes soluções de um dado problema, fazendo com
que os integrantes do grupo tenham de ARGUMENTAR e DEFENDER suas opiniões.

Sentados em círculo, o professor sorteará um papel e começará a dinâmica dizendo uma única
palavra que faça referência ao tema sorteado. Em seguida passará o papel para o aluno ao seu lado
e este deverá falar outra palavra e assim sucessivamente.


Para que haja variedades, não pode falar algo que já tenha sido mencionado. Cada palavra dita
deverá ser escrita no quadro pelo professor ou pelo próprio aluno. 


Material: 
- Caixa ou saco pequeno, piloto, quadro, papéis com nomes de temas da atualidade e/ou problemas
relacionados ao tema para levantamento de ideias/soluções. Exemplo: Informática, aborto, violência,
direitos humanos, meio ambiente, tecnologia, educação, política, impostos, falta de água,  ou qualquer
outro tema relacionado a sua disciplina ou não.

Formação: 
- Alunos sentados em círculo.

Objetivos:
- Adquirir vocabulário;
- Discutir conhecimentos gerais;
- Defender seu ponto de vista;
- Respeitar o ponto de vista alheio;
- Estimular o raciocínio rápido.

Dica:
O professor poderá colocar mais papéis do tema a ser estudado na aula e após todos participarem
dizendo uma palavra ele começará uma discussão.
A dinâmica do pró e contra é muito bem vinda nesse tipo de atividade. Divide-se a turma em duas
 equipes e cada uma terá uma posição divergente da outra. Cada equipe elaborará argumentos para
explicar à turma o porquê de ser contra ou a favor de determinado assunto.

Espero que você tenha gostado da dinâmica de hoje.
Abraços,

segunda-feira, 30 de março de 2015

Dinâmica do Interrogatório

A Dinâmica do Interrogatório pode ser usada não apenas no início das
aulas, como também no decorrer do ano letivo, pois revela-se uma excelente
estratégia pedagógica para o desenvolvimento dos conteúdos.

IDADE: 9 a 12 anos
MATERIAL: Nenhum
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
 
O professor escolherá um aluno pra fazer o papel do interrogado.
Este não poderá utilizar as palavras  NÃO, SIM e PORQUE em seus argumentos.
 
Os colegas deverão fazer perguntas que induza o interrogado a falar as palavras proibidas,
quando este errar deverá pagar uma prenda. Em seguida passa a vez a outro colega.

Espero que você tenha gostado das Dinâmicas e comece a utilizá-las na sua sala de 
aula. Lembre-se sempre: há vários caminhos para atingir os objetivos pedagógicos do
seu planejamento, e as Dinâmicas mostram-se um excelente recurso para fazer isso.

Abraços,