Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Livro: Tatu-Balão

Autor (a):Sônia Barros
Editora: Aletrias
Ano: 2015
Edição: 1º 
Páginas: 36
Modelo: Enzo Rocha

Mais um livrinho da na  Coleção Itaú 2015, Leia para Uma Criança!!!

 Todos os anos me cadastro, é um projeto super bacana, incentiva a leitura! A coleção é composta por dois livrinhos, é gratuita e chega na sua casa em até 25 dias úteis!!
Este livrinho conta a história de um Tatu Bola, que vivia triste, porque não queria ser bola, ele queria ser balão. Todos os dias ele caminhava até o topo de um morro muito alto e ficava admirando o céu, sentindo o vento no rosto, pensando sobre como seria maravilhoso voar.

Na ânsia de realizar o seu sonho, ele se jogava, mas ao invés de voar, ele descia rolando pelo morro, desenfreado, até bater com a cara no chão.

Foi quando ele conheceu o menino Damião, que empinava pipas, e esse menino ajudou o tatu Bola a realizar o eu sonho, voando em segurança na rabiola da pipa.

Tatu Bola, que agora era Tatu Balão, graças a Damião, não só realizou o seu maior sonho, como também ganhou um presente precioso: um amigo.



  








O livrinho trás uma mensagem super bonita pras crianças, ele fala não só sobre correr atrás de seus sonhos e nunca desistir, como também da importância da amizade. As ilustrações são lindas, a maioria em tons de terra, cheia de detalhes. O texto é curtinho e com algumas rimas, o que facilita a leitura das crianças e não entedia os papais e mamães durante a leitura.
A curiosidade atacou?!? Então leia logo o livro!
Tenho certeza que muita ” criança grande” também vai amar e se identificar!!!!

Bjks literárias,
Daniiih

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Livro: Dome, menino, dorme.

Autor (a):Laura Herrera
Editora: Iluminuras
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 32
Modelo: Enzo Rocha

O livro de hoje adquiri na  Coleção Itaú 2015, Leia para Uma Criança. Todos os anos me cadastro, é um projeto super bacana, incentiva a leitura! A coleção é composta por dois livrinhos, é gratuita e chega na sua casa em até 25 dias úteis!!

Quando o dia acaba e a noite chega, o menino José fica ansioso e não consegue dormir, sua mãe então, muito carinhosamente lhe conta, que muita gente está disposta a ajudá-lo se por acaso o seu sono não chegar.

Sua irmã lhe trará velas para iluminar o céu e as estrelas, seu pai tocará violino, sua avó trará papagaios e passarinhos, sua tia trará uma manta preta e azul, seu avô lhe trará leite quente, e se nada disso funcionar, ele ainda terá o colo de sua mãe e várias histórias e ninar.














O livro é ricamente ilustrado, todo em tons de azul e amarelo, o texto é simples, curto e com algumas rimas. Uma historinha muito legal pra se ler na hora de dormir, tem uma mensagem boa e não é cansativa nem pros pais e nem pras crianças, tanto é bem capaz que eles peçam pra ler novamente.
A curiosidade atacou?!? Então leia logo o livro!
Tenho certeza que muita ” criança grande” também vai amar e se identificar!!!!
Bjks literárias,
Daniiih

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Livro: Pluft, o Fantasminha



Original: Peça de teatro
Autor (a): Maria Clara Machado
EditoraNova Fronteira
Ano: 2009
Edição: 1
Modelo: Enzo Rocha


"Pluft é um fantasminha tímido que tem medo das pessoas, até que um dia ele conhece uma menina. Maribel foi seqüestrada pelo marinheiro Perna-de-Pau, que a escondeu na casa onde moram Pluft e sua família. Para ajudar a menina a se salvar, o fantasminha se envolve numa história de tesouro, piratas e muita aventura.
Pluft, o fantasminha é uma peça de teatro, encenada pela primeira vez em 1955. Depois Maria Clara Machado decidiu contar essa mesma história em prosa, que nesta edição vem acompanhada das belas ilustrações de Graça Lima."

A peça intitulada Pluft, o Fantasminha, faz parte do cabedal de obras e montagens da autora Maria Clara Machado, grande nome da literatura e dramaturgia infantojuvenil. Escrita e encenada 
 pela primeira vez no ano de 1955 pelo grupo de teatro Tablado - grupo fundado pela própria autora no ano de 1951, no Rio de Janeiro -, o qual tinha por objetivos a formação e a produção de espetáculos por parte de seus membros.

 
Devido ao sucesso da peça, tanto no âmbito do público quanto por parte da crítica, a peça ganhou uma versão cinematográfica no ano de 1961, com o cineasta franco-brasileiro Romain Lesage, e uma versão em forma de minissérie, estralada na Rede Globo de Televisão, no ano de 1975, em uma aliança estabelecida com a TV Educativa.


O próprio título da obra já aponta para dois aspectos peculiares à literatura infantojuvenil. O primeiro  é a presença do fantástico/maravilhoso, “categoria” literária que encontra segura definição, conceituação e explicação nos traçados e linhas do filósofo e linguista búlgaro Tzvetan Todorov, sobretudo em seu livro Introdução à Literatura Fantástica, e que desde os tempos mais ermos ocupa significante espaço em meio à curiosidade e ao imaginário humano, materializada na peça pela presença dos fantasmas. O segundo é a marca do diminutivo como representação de afetividade, aliando-se ao longo do texto com uma linguagem simples, elaborada para atender ao público infantojuvenil, fato que se apresenta como tentativa de minimizar a assimetria inerente às produções do gênero (na grande maioria escritas por adultos para crianças).
 
A peça retrata a existência, em um sótão de uma antiga casa, de uma família de fantasmas muito simpática, composta por Pluft, sua mãe e o Tio Gerúndio. Pluft, personagem protagonista, é caracterizado como alguém que possui um medo imenso de pessoas (percebam ao mesmo tempo uma inversão de uma estrutura tradicional, visto que o que se tem por convencional é o medo que as pessoas possuem dos fantasmas e a exploração do conceito de que tememos aquilo que não conhecemos). Sua mãe, que não é singularizada por um nome próprio, é exímia cozinheira de pasteis de vento. Tio Gerúndio,  por sua vez, é caracterizado a partir do seu nome próprio, que se apresenta relacionado com a manutenção de seu hábito primordial de manter-se dormindo dentro de um enorme baú (sabemos que o gerúndio, marcado morfologicamente pelo acréscimo da terminação "ndo", é uma marcação de forma nominal dos verbos que atribui um efeito de continuidade às ações representadas ).
A aparente tranquilidade em que vivia a família fantasmagórica é quebrada quando o Capitão Perna de Pau, desejoso por encontrar o antigo tesouro do Capitão Bonança (nome intimamente ligado à sua condição moral como nobre Capitão) e acreditando que ele estja localizado no sótão em que moravam os fantasmas, rapta a neta do antigo capitão, a muito simpática e bondosa Maribel, a qual maném uma relação de amizade com Pluft (ponto em que se pode ver uma “indicação moral” em relação ao respeito às diferenças e ao valor da amizade). Sua amizade com Pluft é importante pois  faz com que ele passe a confiar nas pessoas, crie coragem e se mostre engajado no resgate da moça juntamente com João, Julião e Sebastião, todos nomes com aumentativo, o que causa uma expectativa de seriedade com respeito à tramae aos próprios personagens. Entretanto, os  amigos marinheiros da moça, sempre muito atrapalhados, conferem  bons momentos de comicidade, proporcionando uma ruptura com a expectativa apontada.


segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Livro: UXA, ORA FADA, ORA BRUXA.

Autor (a): Sylvia Orthof
EditoraNova Fronteira
Ano: 2013
Edição: 1
Páginas: 36
Modelo: Enzo Rocha
Tem teeeempo que eu quero falar sobre esse livro. Ele faz parte da minha história como contadora de histórias.
Foi uma das primeiras que busquei utensílios para contação. E haja utensílio (rs)!
Tem chapéu de bruxa, unhas de bruxa, a vassoura… mas tem também chapéu de fada e óculos de coração do jeitinho que Uxa gosta :) e até uma ” peruca muito loura, tão loura, que chega a parecer cenoura… se cenoura fosse loura.”
Isso tudo pra que as crianças tenham idéia do que a Sylvia Orthof quis dizer com a UXA, ORA FADA, ORA BRUXA.
image
Uxa tem dias do sim, claro, lógico, do concordo plenamente, mas tem dia…
Ih… Que agonia! Dia do não, ilógico, não concordo! E pra cada dia ela tem uma fantasia diferente.
A história é cheia de situações inusitadas, engraçadas e arranca boas risadas.
Tem abóboras, motorista, chouriço, guarda de trânsito e tem também príncipe e um certo sapatinho diferente!
image
Há apenas uma palavrinha que aparece nessa história que minha fadice não me permite usar (rs), então quando eu conto a parte que essa palavra aparece eu a troco por outra bem caprichada e pronto. Meu lado fada se mete na história da Uxa e fica tudo mais divertido (rs).
A curiosidade atacou?!? Então leia logo o livro da Uxa!
Tenho certeza que muita ” criança grande” também vai amar e se identificar com essa bruxa/fada.
Bjks literárias,
Daniiih
Indicação: a partir de 6 anos.( Meu enteado de 9 amooU o livro, super indico para maiores tbm rs) ----->
Dica de professor: ótimo texto para trabalhar sinônimos e antônimos. Também tem assunto pra criar uma divertida aula sobre economia!!!!  :)