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segunda-feira, 27 de abril de 2015

PERDA OU PERCA?


JOGO DA ACENTUAÇÃO

Um game para você treinar os pontos principais do novo acordo ortográfico da língua portuguesa!!!

O jogo da acentuação é um game para você aprender sobre o novo acordo ortográfico da língua portuguesa. Você vai se divertir e aprender brincando. Vamos lá!!!
Acesse:  ://educarparacrescer.abril.com.br/jogo-das-palavras/index.shtml

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Síndrome do 6º ano

Você Sabe o Que é Síndrome do 6o Ano ?


Você já ouviu falar da Síndrome do 6o  Ano ? Talvez você não saiba o que é, porém tenho certeza que  se você é Professor do Ensino Fundamental II,  vivencia todos os anos vários problemas relacionados com a Síndrome do 6o Ano.
sindrome-6o-anoOs Professores do Fundamental II queixam-se de que os alunos do  6º Ano são “ avoados”, “ negligentes”, apresentam muitas dificuldades, gostam apenas de “brincar” e são muito “ dependentes” e até “muito indisciplinados”. Esse conjunto de situações que ocorrem, especificamente na mudança de um segmento para outro, e neste caso do 5º. Para o 6º Ano, é conhecido como “Síndrome do 6o Ano”.
Agora vamos aos fatos: Os alunos que estavam no 5o. ano, tinham apenas 1 ou 2 professores, e a rotina assegurava um maior controle por parte do Professor.
Já no 6o ano, esta rotina muda, pois a estrutura das aulas requer que a cada 50 minutos o Professor saia da aula e entre outro professor para a próxima aula. Então eles sentem-se muito soltos, e o que fazem em uma aula o outro professor não fica sabendo e como são vários professores,  cada um realiza um ” gerenciamento da sala de aula” de um jeito diferente.

Desta forma, o aluno vê nessa  “desorganização” e nessa falta de unidade, uma brecha enorme para fazer o que quer. Afinal nas séries iniciais a Professora tende a ter uma abordagem mais maternal, enquanto que no Fundamental II isso não ocorre, e esse distanciamento é visto pelo aluno como um estímulo à impunidade já que o mesmo sente-se protegido pelo anonimato.
Mas será que a Síndrome do 6o Ano ocorre apenas por conta desse distanciamento por parte do Professor? Abaixo elencamos mais algumas circunstâncias que também contribuem para que a síndrome do 6o ano seja algo recorrente, são elas:
- Descontinuidade do Processo de Ensino
Quer seja do Ensino Infantil ao 1º. Ano, do 9º. Ano ao 1º. Ano do Ensino Médio ou do 5º. Ao 6º Ano, o fato é que os Professores não estão atentos em realizar a preparação do aluno para que ocorra uma transição tranquila entre um segmento e outro.
Então ocorre que o aluno do 1º. Ano e o do 6º Ano estranham demais os novos procedimentos e rotinas, demoram a se inteirarem desta nova realidade e como consequência o seu aprendizado fica comprometido.
Isso sem falar, que é comum os Professores que recebem esses alunos alegarem que os mesmos estão chegando sem nenhuma base de aprendizado, ou com uma base deficiente.
Em tese um segmento deveria ser a continuidade do anterior e estarem alinhavados pelos conteúdos e sequências didáticas, porém não é o que ocorre de fato.
Neste caso a  Síndrome do 6o ano ocorre porque os Professores aulistas, não investem em dedicar tempo para  auxiliar os alunos a incorporar a nova rotina ajudando-os desta forma nesta transição.
Os Professores também acabam contribuindo para a Síndrome do 6o Ano pois cada um tem uma metodologia de trabalho diferente da que aquele aluno do 5º. Ano estava habituado. Estas diferentes metodologias comprometem a compreensão dos conteúdos, além do mais como cada professor está mais preocupado com sua própria disciplina acaba elegendo critérios de avaliação e práticas didáticas desconectadas o que  proporciona um sentimento de confusão no aluno.
No 5º. Ano o aluno tinha apenas um Professor, que oferecia procedimentos claros de avaliação, metodologia e certa quantidade de tarefas e trabalhos. Já no 6º Ano o número de professores aumenta e a carga de atividades e trabalhos para entregar também.
- Mais Responsabilidade
Uma criança que não era tão responsável assim com os estudos em novembro, vai tornar-se, milagrosamente, responsável em fevereiro só porque entrou no 6º Ano? Claro que não !
Mas, infelizmente, a fala dos Pais e Professores é: “ no 6º Ano você vai ter de ser mais responsável”, “ vai ter de estudar mais”, “ agora começa o estudo sério”. Ora, no infantil e fundamental I não precisava ser responsável? Não precisava dedicação?
A responsabilidade é preciso ser desenvolvida desde sempre, começa lá no infantil a cobrança, o nível de exigência, dedicação nas tarefas etc, porém o que ocorre é que de uma forma mais “ maternal” o Professor conduz esse segmento e quando o aluno chega no fundamental II, é cobrado de um volume de responsabilidades e tarefas  o qual não estava acostumado.
Alunos do 6º. Ano ainda são muito imaturos e manifestam uma grande predisposição ao lúdico, então quando encontram tantas “ facilidades” e “ oportunidades” na dinâmica e organização da rotina do fundamental II eles sentem-se no paraíso das possibilidades.
Tantas oportunidades nessa organização escolar favorece e reforça a Síndrome do 6o Ano e o aparecimento da indisciplina.
- Mudanças psicológicas e físicas
Alunos do 6º Ano são imaturos nas suas atitudes e comportamentos. Estão no que Piaget denomina de estágio operatório-concreto, ou seja, ainda não estão suficientemente maduros para enfrentar as demandas desta nova fase escolar com tantas disciplinas que exigem e envolvem maior abstração e subjetividade, enquanto que até o 5º. Ano a utilização de materiais concretos e situações mais vivenciais marcavam este período.
Além do mais as mudanças físicas também são marcantes na entrada da adolescência. Agora o interesse é por atividades em grupos, o interesse no sexo oposto, a preocupação com a aparência. Todo esse turbilhão de sentimentos e situações novas acabam contribuindo para o aparecimento de indisciplina e tudo isso potencializa o quadro já caótico da Síndrome do 6o Ano.
- Expectativas x Realidade
Os alunos de 5º. Ano criam altas expectativas quando ingressam no 6º Ano, acreditam que agora deixarão de ser  tratados como “ crianças” pois  terão mais autonomia e independência.
É nesta fase que muitas famílias permitem que o aluno vá sozinho à escola, é nesta fase também que, infelizmente, os Pais param de olhar a Agenda Escolar e a perguntar sobre o dia a dia dos filhos na escola. Então as crianças não se sentem mais “ vigiadas” como antes e então começam a vislumbrar as oportunidades de não precisarem levar tão a sério os estudos.
Porém com a liberdade vem também a responsabilidade de: dar conta de várias disciplinas e professores, organizarem os estudos para melhor aproveitamento, realizar vários trabalhos para entrega, muitas vezes na mesma semana, realizar até mais de uma prova por dia. Afinal os Professores não querem saber se outro Professor já marcou prova no mesmo dia que ele.
Então, se por um lado as expectativas mais fantasiosas se realizam para alguns, para muitos também se apresenta a dura realidade: mais trabalho, mais tarefas, mais responsabilidades. Todo esse conjunto faz com que os alunos detestem o 6º Ano.
Como minimizar ou até coibir a Síndrome do 6o Ano? Aqui vão algumas sugestões:
- ROTINAS, REGRAS, CONSEQUENCIAS: Todos os professores do fundamental II reunirem-se para definir uma rotina padrão quanto a tarefas, lição de casa, entrega de trabalhos, gerenciamento do tempo da aula, provas, procedimento para a quebra de regras, estabelecimento de consequências, pacto da sala de aula, etc.
- PRÁTICAS DE ENSINO/METODOLOGIA: levantamento das práticas e metodologias em uso no fundamental II e as possíveis adequações para os alunos do 6º Ano.
- TRANSIÇÃO EM CURSO: Intercalar o uso de metodologias e práticas de ensino mais lúdicas e utilização de material concreto, de forma a possibilitar que o aluno vá se inteirando desse novo segmento de modo mais suave e tranquilo.
- TRANSIÇÃO PLANEJADA: Oriente os Professores do 5º.ano, por meio de reuniões, a respeito da rotina do fundamental II e sugira que novos procedimentos sejam incorporados no 5º. Ano, de modo que os alunos já comecem a se inteirar de forma gradativa com uma nova sistemática de rotina que os espera no ano seguinte.
Outra medida é realizar um dia na série, onde os alunos do 5º. Ano vivenciariam um dia no 6º Ano. Este evento geram expectativas positivas nos alunos, promove uma oportunidade deles esclarecerem possíveis dúvidas e inquietações e também favorece que os Professores do Fundamental II possam realizar uma avaliação diagnóstica para levantar o nível de aprendizado desses alunos, podendo assim propor para a Professora do 5º. Ano algumas intervenções no sentido de auxiliar os alunos que não demonstraram bom desempenho.
Agora você está  melhor preparada e devidamente instrumentalizada para minimizar os problemas decorrentes da Síndrome do 6o Ano, e poderá ter um ano letivo mais tranquilo, pelo menos no que refere-se a esta turminha.

terça-feira, 31 de março de 2015

Dinâmica: CHUVA DE IDÉIAS E PRÓS E CONTRAS

Você já sabe que os jovens (fundamental II e Médio) adoram conversar, e ......DISCORDAR.
principalmente do Professor.
Então por que não aproveitar essa pré-disposição inata ao seu favor dentro da sal ade aula ?

Esta dinâmica de hoje vai lhe ajudar nisso e ao mesmo tempo fazer TODOS participarem na
sua aula. Você verá como conseguirá atenção de todos. 
Então vamos lá...

Nome da Dinâmica: CHUVA DE IDÉIAS E PRÓS E CONTRAS

Pode ser utilizada tanto para gerar idéias sobre determinado assunto e/ou problema como também
para instigar a reflexão e debate sobre as melhroes soluções de um dado problema, fazendo com
que os integrantes do grupo tenham de ARGUMENTAR e DEFENDER suas opiniões.

Sentados em círculo, o professor sorteará um papel e começará a dinâmica dizendo uma única
palavra que faça referência ao tema sorteado. Em seguida passará o papel para o aluno ao seu lado
e este deverá falar outra palavra e assim sucessivamente.


Para que haja variedades, não pode falar algo que já tenha sido mencionado. Cada palavra dita
deverá ser escrita no quadro pelo professor ou pelo próprio aluno. 


Material: 
- Caixa ou saco pequeno, piloto, quadro, papéis com nomes de temas da atualidade e/ou problemas
relacionados ao tema para levantamento de ideias/soluções. Exemplo: Informática, aborto, violência,
direitos humanos, meio ambiente, tecnologia, educação, política, impostos, falta de água,  ou qualquer
outro tema relacionado a sua disciplina ou não.

Formação: 
- Alunos sentados em círculo.

Objetivos:
- Adquirir vocabulário;
- Discutir conhecimentos gerais;
- Defender seu ponto de vista;
- Respeitar o ponto de vista alheio;
- Estimular o raciocínio rápido.

Dica:
O professor poderá colocar mais papéis do tema a ser estudado na aula e após todos participarem
dizendo uma palavra ele começará uma discussão.
A dinâmica do pró e contra é muito bem vinda nesse tipo de atividade. Divide-se a turma em duas
 equipes e cada uma terá uma posição divergente da outra. Cada equipe elaborará argumentos para
explicar à turma o porquê de ser contra ou a favor de determinado assunto.

Espero que você tenha gostado da dinâmica de hoje.
Abraços,

segunda-feira, 30 de março de 2015

Dinâmica do Interrogatório

A Dinâmica do Interrogatório pode ser usada não apenas no início das
aulas, como também no decorrer do ano letivo, pois revela-se uma excelente
estratégia pedagógica para o desenvolvimento dos conteúdos.

IDADE: 9 a 12 anos
MATERIAL: Nenhum
OBJETIVOS:
- Integração do grupo;
- Atenção;
- Observação;
- Elaboração de perguntas;
- Raciocínio;
- Percepção auditiva;
- Pensamento crítico;
- Aquisição de linguagem.
 
O professor escolherá um aluno pra fazer o papel do interrogado.
Este não poderá utilizar as palavras  NÃO, SIM e PORQUE em seus argumentos.
 
Os colegas deverão fazer perguntas que induza o interrogado a falar as palavras proibidas,
quando este errar deverá pagar uma prenda. Em seguida passa a vez a outro colega.

Espero que você tenha gostado das Dinâmicas e comece a utilizá-las na sua sala de 
aula. Lembre-se sempre: há vários caminhos para atingir os objetivos pedagógicos do
seu planejamento, e as Dinâmicas mostram-se um excelente recurso para fazer isso.

Abraços,

quinta-feira, 26 de março de 2015

Dinâmicas para o início das aulas.

As dinâmicas de integração para o primeiro dia de aula têm como objetivo que os
participantes se apresentem, que memorizem os respectivos nomes, que iniciem um
relacionamento amistoso e que se desfaçam as inibições que falem de suas
expectativas para o início do ano letivo .
O professor  começa com a apresentação e depois pede que os alunos se apresentem
da seguinte maneira.
 
1) Eu sou... e você, quem é?
Formar uma roda, tomando o cuidado de verificar se todas as pessoas estão sendo
vistas pelos demais colegas.
Combinar com o grupo para que lado a roda irá girar.
O educador inicia a atividade se apresentando e passa para outro.
Por exemplo: "Eu sou João, e você, quem é?" "Eu sou Márcia, e você, quem é?"
"Eu sou Lívia, e você quem é?"
A dinâmica de integração pode ser feita com o grupo de alunos ou estudantes
sentados sem a roda girar.
 
2) Apresentação teatral:
Material Necessárrio: Objetos diversos (xale, óculos, chapéu, colares etc.)
Propor aos participantes apresentarem-se, individualmente, de forma criativa.
Deverá ser oferecido todo tipo de objetos para que eles possam criar dentro da
vontade de cada um.
 
3) Alô, alô!
Formar uma grande roda com todos os participantes e pedir que cada um se
apresente de forma cantada com a seguinte frase: "Sou eu fulano, que vim para
ficar; sou eu, fulano, que vim participar." É importante que cada um fale o seu
nome, pois este simples exercício trabalha a autoestima.

4) Procurando um coração...
Material Necessário: Corações de cartolina cortados em duas partes de forma
que uma delas se encaixe na outra. Cada coração só poderá encaixar em uma
única metade.
Distribuir os corações já divididos de forma aleatória. Informar que ao ouvirem
uma música caminharão pela sala em busca de seu par. Quando todos encontrarem
seus pares, o educador irá parar a música e orientar para que os participantes conversem.

5) Abraçando amigos
Formar uma grande roda. Colocar bem baixinho uma música agradável. Informar que
o grupo deverá estar atento à ordem dada para executá-la atentamente.
Exemplo: "Abraço de três" e todos começam a se abraçar em grupo de três;
"abraço de cinco", "abraço de um", "abraço de todo mundo." É importante que o educador
esteja atento para que todos participem.

6) Quando estiver...
Com o grupo em círculo, o primeiro a participar começa com uma frase.
Exemplo: "Durante minhas férias irei para a praia..".
O segundo continua: "Quando estiver na praia farei um passeio de barco.
O seguinte dirá: "Quando estiver no barco, irei..."
 
 7) Apresentação
Propor a criação coletiva de uma história incluindo o nome de todos os
participantes do grupo.
Durante a narrativa, quando o nome de um participante for pronunciado, ele
deve levantar-se, fazer um gesto e sentar-se de novo.
 
 A integração no primeiro dia de aula é fundamental para iniciar os primeiros
laços de amizade entre alunos e professor. Aguarde o próximo email com 
mais dinâmicas para você usar.

Abraços,

terça-feira, 24 de março de 2015

Participação dos Alunos: 25 Dicas

Participação dos Alunos: 25 Dicas

Existem várias formas de garantir maior participação dos alunos na sala de aula. Professores que  estão cinco passos a frente dos demais, separam um tempo, dentro do planejamento das aulas, para lançar mão de algumas estratégias que garantam a participação dos alunos em qualquer atividade.
Geralmente esses Professores combinam várias técnicas e também ficam atentos e estão abertos para experimentarem novas abordagens para obter o envolvimento e o interesse dos alunos. Por isso não tenha receio de tentar o que for preciso para fazer seus alunos saírem da letargia quando o tédio bater a porta da sua sala de aula.
Embora existam dezenas de abordagens que podem ser utilizadas na sala de aula, a lista abaixo inclui algumas elaboradas para atender às necessidades de quase todos os professores, do infantil ao ensino médio. A idéia é misturar, combinar e utilizá-las, experimentando assim, as melhores maneiras de manter a participação dos alunos, durante toda a aula.
  1. Faça um desenho bem humorado no quadro negro, ou peça para alguns alunos desenharem um esboço sobre os principais fatos de determinada lição. Você também pode pedir aos destros para fazer isso utilizando a mão esquerda e vice-versa. Pode também pedir para os alunos realizarem esta tarefa com os olhos vendados, isso exigirá maior concentração e fará com que haja maior participação dos outros alunos.
  2. Quer chamar a atenção dos alunos para um determinado ponto da lição ? Desenhe em volta da mesma  pequenas lâmpadas coloridas, como as que encontramos na árvore de natal. Este recurso também pode ser utilizado em cartazes, gráficos, mapas que ficam dispostos nos murais da sala de aula.
  3. Escreva no quadro negro três citações que não parecem estar relacionadas entre si e perguntar como elas estão relacionadas umas com as outras e com a lição que está sendo dada.
  4. Use música ! Toque uma música estridente ou peça para seus alunos identificarem sons a partir de uma fita. Pode também levar trechos de músicas para que os seus alunos relacione com a lição do dia. Você pode cantar os trechos, ou pedir para os alunos cantarem para você.
  5. Utilizar uma fantasia ou alterar o seu traje utilizando acessórios simples, tais como: gravatas, chapéus, broches, etc, que estejam relacionados com a lição do dia, colabora para  que haja maior participação dos alunos, já que os mesmos ficarão intrigados, curiosos e atentos ao que virá depois.
  6. Peça para os alunos colocarem em ordem frases ou palavras chaves, relevantes da lição do dia. Leve essas frases e/ou palavras, fora de ordem, para que eles possam ordená-las e decodifica-las. Ou ainda pode separar os alunos em grupo e pedir para que cada grupo elabore uma frase relevante da lição, e que a embaralhe, então os grupos trocam as frases e cada um terá que decodificar a frase do outro grupo.
  7. Cronometre o tempo do maior número possível de atividades. Os alunos trabalham melhor quando estão duelando como  relógio. Você também pode colocar um aluno responsável por cronometrar uma atividade, ou tocar um sino, apito ou campainha quando a atividade for mais longa. Outra forma de manter os alunos focados e atentos ao tempo é anunciar que uma mudança de ritmo está prestes a ocorrer e em seguida iniciar uma contagem regressiva. Cronometrar o tempo quase sempre faz com que haja maior participação dos alunos.
  8. Filme seus alunos em ação. Mesmo a atividade mais banal ganha outra importância quando os alunos são os “ atores” e o centro das atenções. Sendo assim a participação dos alunos é assegurada na certa.
  9. Faça um check list dos pontos principais da lição e entregue aos alunos, e a medida que você realizar a explanação, peça para que eles assinalem os pontos abordados na sua apresentação. Outra idéia é preparar o check list fora de ordem, e a medida que você explanar cada tópico eles irem colocando o check list na ordem correta. Isso faz com que todos fiquem focados e atentos para não perder a ordenação dos tópicos no check list.
  10. Quer fazer com que os alunos tomem nota da lição? Então forneça a eles uma lista de palavras-chaves e frases que você quer que eles aprendam relacionadas a lição a ser dada.
  11. Grave seus alunos fazendo, oralmente, um breve resumo de uma lição. Outra abordagem é separá-los em grupo, e cada grupo com o próprio celular grava o entendimento. Depois é exibido para toda a turma, a gravação de todos os grupos.
  12. Exiba vídeo de outros alunos,  de outras turmas, realizando algo que você deseja que os seus alunos realizem logo em seguida. Esta estratégia já incute no grupo a idéia do que e como um trabalho deve ser realizado.
  13. Distribua aos alunos argila ou outro material bem pegajoso e dê uma tarefa específica para que seja realizada com este material. É bem difícil ficar entediado quando se está manipulando um material deste tipo.
  14. Faça crachás para seus alunos. Há várias maneiras diferentes de usar esta estratégia em sua sala de aula. Seus alunos podem dramatizar os nomes que foram dados. Você pode colocar os crachás nas costas dos seus alunos para que eles tenham de trabalhar com outros alunos, só que como o crachá com o nome do colega está nas costas ele terá de descobrir qual é o nome do colega que está no crachá nas suas costas. Você também pode usar os crachás com os nomes de atividades/tarefas que os grupos terão de realizar.
  15. Distribua fotos de pessoas e os seus alunos deverão fazer suposições sobre elas. Você também pode  combiná-las, concentrar-se em  observar detalhes específicos, e ainda utilizá-las em outras atividades.
  16. Peça para os alunos votarem as formas que gostariam de responder as questões sobre as lições. Exemplo: por meio de sinais, ou em pé, ou segurando cartazes, enfim, aqui o senso de diversão será o parâmetro a ser considerado. Desta forma a participação dos alunos estará garantida.
  17. Contagem regressiva de 10 até 1 irá alertar até mesmo os alunos mais velhos que eles precisam se concentrar em você e não nos colegas de classe. Esta estratégia é excelente para trazer a realidade aqueles alunos que gostam de ficar entretidos com devaneios ou dormindo na sala de aula. Faça toda a sala fazer a contagem regressiva com você.
  18. Quer afastar o tédio da sala de aula ? Peça para todos os alunos ficarem de pé e fazerem alguns movimentos bem bobos e engraçados, por exemplo: tocar o cotovelo esquerdo com  a mão direita, colocar as duas mãos sobre a cabeça. Colocar 2 dedos na testa e girar todo o corpo para a direita, etc. Isso geralmente ajuda a tirar as “ teias de aranha” do cérebro.
  19. Distribua a seus alunos um jornal ou revista onde faltam palavras, e peça que eles forneçam as informações que faltam. Isso pode ser feito no texto de uma lição qualquer.
  20. Mostrar um desenho animado que se refere à lição e pedir aos alunos para criarem uma legenda para ele.
  21. Pedir para os alunos prepararem uma apresentação de slides sobre um Evento, uma Lição, um Interesse, etc.
  22. Para sinalizar uma mudança de ritmo e/ou de atividade, você pode utilizar um sinal que pode ser: um apito, bater palmas, ou ainda desligar as luzes e acendê-las novamente.
  23. Em uma determinada aula utilize um computador, tablet, ou celular. Mesmo as tarefas mais rotineiras ficam mais divertidas e mais fáceis de fazer quando utilizamos outros recursos para executá-las. E isso faz toda a diferença na  participação dos alunos.
  24. Coloque uma lista de palavras no quadro negro e peça aos seus alunos para determinarem o que elas tem e comum. Use esta estratégia para mudar o ritmo de uma lição. Adicione nomes e/ou palavras improváveis à lista, pois isso irá forçar os seus alunos a refletirem mais para encontrarem uma solução plausível para a tarefa.
  25. Tire fotos dos seus alunos durante a execução de uma lição e coloque no mural da sala de aula. As fotos também podem ser enviadas aos Pais e aos próprios alunos por email.
Como você pode constatar, todas as ações acima são fáceis de executar, já que estão ancoradas no sentimento inerente do ser humano, e principalmente das crianças e jovens, que é a curiosidade, diversão e  liberdade de expressão.
Conseguir a participação dos alunos é o primeiro passo para que eles comecem a aprender.